top of page

CONEXÃO BUNKYO-JAPÃO  Local: NAGOYA「RELATÓRIO PÓS EVENTO」20 DE SETEMBRO 2025

ree
ree
ree

O Conexão Bunkyo-Japão é uma iniciativa dos jovens brasileiros de Gunma em parceria com o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Foi criado para promover diálogo, fortalecer a identidade nipo-brasileira e integrar a comunidade brasileira no Japão. A primeira edição do Conexão Bunkyo-Japão foi realizada em 2024 com apoio institucional da JICA. Neste ano de 2025, novamente com o apoio desta agência do governo japonês, foi possível realizar o evento em Nagoya. Esta edição contou com cerca de 70 participantes e trouxe debates sobre autoconhecimento sob perspectivas educacionais e sociais, identidade e pertencimento, integração da comunidade, incentivo acadêmico e profissional, além de apresentações culturais de bossa nova e dança freestyle.


Edição 2025 Autoconhecimento: Futuro em Construção

Fontes: Revista Alternativa e Portal Dia a Dia
Fontes: Revista Alternativa e Portal Dia a Dia

PROGRAMAÇÃO

Entre os painelistas em Nagoya, estiveram Renato Ishikawa, Yukari Joko, Hugo Teruya, Vivian Keiko, Michelle Torres, Vander Devidé, Adriana Sugino e Rafael Kinoshita.

ree

Os painéis abordaram desde a importância do protagonismo jovem nas instituições nikkeis até reflexões sobre desafios educacionais, sociais e profissionais da juventude nipo-brasileira no Japão. Workshops interativos também incentivaram os jovens a refletirem sobre inseguranças, perspectivas de futuro e caminhos para maior integração.

ree

Foram realizadas diversas rodas de conversas, em que os participantes puderam dialogar sobre os desafios e experiências tidas dentro da comunidade brasileira no Japão e quais as possibilidades de fortalecimento da representatividade brasileira perante a sociedade japonesa.

ree

CONCLUSÃO

O evento contou ainda com a presença de autoridades, como o Cônsul-Geral do Brasil em Nagoya, Embaixador Luis Fernando Abbott Galvão; o CônsulGeral do Brasil em Hamamatsu, Embaixador Aldemo Garcia; o Presidente da Associação Central Nipo-Brasileira, Takao Omae; o Vice-presidente do Bunkyo, Valter Sasaki; o Diretor Sênior da JICA Chubu, Takashima Nishimura;

ree

Ao final das apresentações, emergiram valores que traduzem o espírito do evento: conexão, união, empatia, autenticidade, pertencimento, resiliência, equidade e inclusão. Os participantes reforçaram que não são “metade de cada nacionalidade” , mas inteiros em ambas: 100% brasileiros e 100% japoneses. Unidos, transformam diversidade em força e ampliam espaços de pertencimento.

ree

A organização e a moderação foram conduzidas por uma equipe de jovens nipobrasileiros nascidos e criados no Japão, em parceria com Bunkyo: Herson Sakai, Monica Suganuma, Isabelle Nikaido, Gabrielle Joko, Estevan Fujita, Akemi Iwai, Gabriela Uesu, Núbia Aikawa, Erica Muramoto, Douglas Mitsuyuki, Hugo Teruya e Oston Hirano.

ree

 
 
bottom of page